Vencendo às tentações como Jesus venceu 1/4

Imagem encontrada em www.google.com


No evangelho segundo Mateus, capítulo 4, os versículos de 1 à 11 narram um episódio interessante na vida do nosso Senhor Jesus Cristo, o momento em que Ele, o Príncipe da Paz, foi tentado.

Deste texto bíblico se pode aprender infinitas coisas, inclusive o fato de que Jesus Cristo, sendo Deus, veio como um homem ao mundo sujeito a ser tentado como todos nós. Isso fica claro no segundo versículo deste capítulo quando foi enfatizado o fato dEle ter fome, uma característica humana. 

Mas a mensagem que você está lendo neste momento tem um enfoque distinto, não se estudará aqui a natureza carnal e divina de Jesus Cristo, talvez em uma outra mensagem, o que será estudado  são as formas que o Inimigo utilizou para tentar Jesus Cristo.

Ao analisar a Palavra de Deus, observa-se que o Inimigo tentou Jesus Cristo 3 vezes no momento em que Ele jejuava no deserto. A saber:


   1. "Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães." (Mateus 4:3)


   2. "Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra." (Mateus 4:5-6)


   3. "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares." (Mateus 4:8-9)

Nesta mensagem estudaremos a primeira tentação...



É errado transformar pedras em pães?
A Palavra de Deus deve ser contextualizada para ser devidamente entendida sem heresias. O capítulo 4 de Mateus inicia afirmando que Jesus Cristo foi ao deserto e que jejuava, além disso, depois de 40 dias teve fome. Nessa primeira tentação busca-se interromper o jejum de Jesus Cristo, interromper a busca que Ele estava tendo por uma comunhão plena com o Pai. 

O Inimigo desafia o Filho de Deus com o objetivo de interromper Sua consagração, como já foi dito, e para tal faz uso de uma fraqueza, pois Ele tinha fome, e O incita, entrelinhas, a comer, e deixar o que estava fazendo.

Assim também acontece hoje! Existem planos para cumprir com a vontade de Deus, e com a finalidade de frustrá-los o diabo faz uso das fraquezas. O seu objetivo é interromper a finalidade dos planos divinos, para isso os seus meios são sutis, um plano totalmente maquiavélico, "o fim justifica os meios". 


É importante observar também que Jesus Cristo resistiu à tentação respondendo na Palavra de Deus. 


"Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." (Mateus 4:4)


Assim devemos proceder também, ter a Bíblia guardada no nosso coração para assim vencer às tentações e ser vitoriosos em Cristo!


"Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11)


A Palavra de Deus é que nos guia pelo caminho de justiça, nos ensina o correto, nos mostra como vencer ao Inimigo assim como Jesus Cristo venceu. Através da Palavra de Deus temos total condições de conhecer as intenções das trevas. Ali no deserto o tentador não queria tão somente saber se Jesus Cristo era o Filho de Deus, como se vê no início quando ele diz "se és Filho de Deus...", sua verdadeira intenção era desviar os pés do Cordeiro de Deus. As tentações são sutis, nem sempre são como pensamos que são. É preciso discernir e saber por onde andar neste mundo tenebroso, e a Palavra de Deus é que nos mostra como andar.


"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos" (Salmos 119:105)


Se fosse qualquer um de nós ali poderíamos pensar que a única intenção do inimigo era saber se Jesus Cristo era o Messias escolhido e enviado por Deus, mas o próprio Jesus Cristo soube ali suas reais intenções, e na Palavra resistiu e venceu. Hoje, muitos pecam por serem enganados pelo tentador, pensando uma coisa quando na verdade é outra distinta. Meu conselho é: Leiam a Bíblia, pois citando-a Jesus venceu!; As coisas do mundo não são agradáveis aos olhos de Deus, suspeitem de tudo o que vem dele, não vos enganeis, a luz não pode se misturar com as trevas, assim que conselhos que não estão na bíblia, por mais acertados que pareçam, podem levar-te a caminhos torpes; não deixem de congregar, pois na Igreja encontramos nossa família em Cristo, nossos verdadeiros irmãos de sangue, o sangue derramado por Jesus na cruz, e ali nos fortalecemos e nos preparamos para a guerra espiritual, e com nossa família aprendemos mais das ciladas de Satanás e seus demônios; Sedes Santos, Jesus estava ali se santificando, assim devemos fazer também.


"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7)


"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)


...


OBSERVAÇÃO: ESTA MENSAGEM ESTÁ DIVIDIDA EM 4 PARTES, NOS PRÓXIMOS DIAS ELAS ESTARÃO DISPONÍVEIS PARA A SUA LEITURA. DEUS TE ABENÇOE


Autor: Bruno Rander da Silva Oliveira

3 comentários:

  1. Gloria a Deus! Excelente mensagem. E´ bonito ver que Deus continua inspirando seus filhos nos dias atuais, nesses tempos dif'iceis.

    ResponderExcluir
  2. Tremando mensaje Bruno, Adelante con Cristo.

    Saludos

    Pr W.J

    ResponderExcluir
  3. Dios sea glorificado pastor. Gracias por tu comentario. Que Dios te bendiga!

    ResponderExcluir