A Fé e a Bondade de uma prostituta


Imagem encontrada em www.google.com


“Porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e em baixo na terra”. Josué 2:11b


Essa foi a confissão que mudou a vida de Raabe, uma prostituta que habitava na cidade de Jericó e tornou-se uma das mulheres mais proeminentes da Bíblia, fazendo parte, inclusive, da genealogia de Jesus Cristo.


A ordem de Deus para Josué, após a morte de Moisés, era para que ele liderasse o povo de Israel na conquista da terra de Canaã, pois o próprio Deus havia prometido a Moisés que daria toda aquela terra para os israelitas. Então, Josué fez os israelitas atravessarem o Rio Jordão e, enquanto se preparavam para conquistar a cidade de Jericó, enviou dois dos seus homens para espioná-la. Enquanto estavam na cidade, na casa de Raabe, a notícia sobre a presença deles chegou aos ouvidos do rei, que mandou dizer a Raabe para fazê-los sair de sua casa, pois eram espias. Essa era uma ordem da maior autoridade daquela cidade, mesmo assim ela resolveu desobedecê-lo, escondeu os homens em sua casa e deu informações erradas aos soldados que os procuravam. Você pode imaginar o risco que Raabe correu? Se esse caso fosse descoberto, ela e os seus familiares seriam mortos. Foi necessário muita coragem para tomar essa decisão, a qual salvou a vida dos dois israelitas e certamente agradou a Deus.


Antes de deixar partir aqueles dois homens, ela pediu que eles conservassem a vida de seu pai, sua mãe, irmãos e irmãs, numa grande demonstração de amor para com a família. O interesse por salvar a vida deles era maior que o de salvar sua própria vida.


Outro ponto que vale destacar é a sua fé. Ela acreditava no poder de Deus apenas por ouvir falar nas maravilhas que o Senhor havia realizado, e tinha certeza que Jericó seria conquistada pelos israelitas, pois sabia que a presença de Deus adiante de Israel era a garantia de vitória para este povo.


Quando Jericó foi milagrosamente conquistada, as vidas de Raabe e sua família foram poupadas em retribuição ao seu gesto de misericórdia para com os dois espias. Além disso, Raabe acabou casando com um príncipe israelita e entrou na genealogia de Jesus Cristo.


O Senhor Deus prometeu a Abraão que abençoaria os que abençoassem a ele, isso também se estendeu à sua descendência e nesse caso alcançou a Raabe. Vale ressaltar aqui o coração cheio de amor que Raabe possuía, demonstrado quando ela arriscou-se para salvar os espias e pelo pedido que fez à eles para poupar a vida de sua pai, mãe e irmãos.


Aprendamos com essa mulher, que valorizou mais o amor que a sua própria vida e demonstrou uma fé grandiosa no nosso Deus (Hebreus 11:31), antes mesmo de conhecê-lo mais profundamente. O amor é demonstrado através de atitudes e gestos, dizer apenas que ama, sem transformar essas palavras em ação não convence; assim como dizer que tem fé, mas não apresentar obras de acordo, torna-a vazia. Atitudes de coragem em defesa do amor e da fé agradam a Deus. Veja Mateus 1:5


Baseado no livro de Josué – capítulos 2 e 6.

Autor: Pastor Zenaldo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário