Você realmente conhece a Deus?

Imagem encontrada em www.google.com

Através da mídia temos informações acerca de muitas pessoas, como o presidente dos Estados Unidos, como Ronaldinho, alguns cantores e bandas do momento, atores e atrizes, entre outros. Mas na verdade não os conhecemos, apenas sabemos algumas coisas através de terceiros (televisão, rádio, jornal, internet e etc) que pode ou não ser verdade. 

Isso também acontece em relação a Deus, existem pessoas que O conhecem só de ouvir falar através de outros, mas não tem um contato direto com Ele. Muitas pessoas pensam que quando Jesus nasceu foi visitado por três reis magos, mas onde na Bíblia está escrito que eram três? E onde na bíblia menciona seus nomes? Muitos também pensam que Jacó esperou 14 anos para se casar com Raquel, mas na verdade ele trabalhou 7 anos, se casou com Lia, esperou uma semana (7 dias) e se casou com Raquel. Ele trabalhou mais 7 anos por Raquel, mas nestes 7 anos já estava casado com ela.

Erros como os citados anteriormente demonstram que uma parcela da população conhece a Deus de ouvir, assim como Jó conhecia, mas lhes falta conhecer a Deus verdadeiramente, como Jó conheceu.

"Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem" - Jó 42:5

O mesmo Jó que Deus elogiou dizendo: "Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal" (Jó 1:8-9) foi aquele homem que só conhecia a Deus de ouvir. Contudo, teve a sua experiência com Deus, verdadeiramente conheceu o criador dos céus e da terra.

Eu te convido a conhecer a Deus verdadeiramente, como Jó O conheceu. Para tal, devemos responder 2 perguntas: Por que conhecer verdadeiramente a Deus? Como posso conhecê-Lo verdadeiramente? 

A resposta para a primeira pergunta está no próprio livro de Jó. 


Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. Assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Também teve outros sete filhos e três filhas. Chamou o nome da primeira Jemina, o da outra, Quezia, e o da terceira, Querén-Hapuque. Em toda aquela terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até a quarta geração. Então, morreu Jó, velho e farto de dias." (Jó 42:10-17)

Grandes são as bençãos de Deus para aqueles que realmente O conhecem. Observa que o segundo estado de Jó foi melhor que o primeiro, porque agora ele realmente conhecia a Deus, e no primeiro, ainda que fosse reto, íntegro e temente a Deus, não O conhecia verdadeiramente, e foi necessário passar por tudo o que passou para ver a Glória de Deus operar.

Se você quer ver grandes maravilhas de Deus na sua vida, você tem que conhecê-Lo verdadeiramente. Coisas inimagináveis Deus faz na vida daqueles que realmente O conhecem. Moisés viu a divisão do Mar Vermelho, Elias viu fogo cair do Senhor e consumir o holocausto, Daniel viu leões famintos mansos. Homens que conheciam verdadeiramente a Deus, falavam diretamente com Ele, não necessitavam de terceiros para saber dEle, eles tinham uma comunicação direta com Jeová.

E agora? Como conhecê-Lo verdadeiramente?

Duas pessoas se conhecem através de uma comunicação, onde uma transmite uma mensagem e a outra a recebe. Quanto mais se comunicam, mais se conhecem. Assim também é com Deus.

A nossa comunicação com Deus ocorre básicamente de duas formas: oração e leitura da Palavra (a Bíblia). 

Através da oração transmitimos uma mensagem para Deus.

Através da leitura da Bíblia, que é a Palavra de Deus, Ele transmite uma mensagem para nós. 

Existem outras formas de comunicação?

A resposta é SIM. Deus pode nos falar através de sonhos, pela letra de um hino, através de uma pregação, uma mensagem pela internet como esta que você lê, diretamente ao ouvido, e muitas outras formas. 

Nós também podemos falar com Deus de diferentes formas, cantando-lhe um hino, através da nossa adoração, pelo Espírito Santo e outras mais.

O importante é sempre ter essa comunicação, porque através dela conhecemos verdadeiramente a Deus, e Ele nos diz o que quer de nós. A comunicação faz crescer uma verdadeira relação de amizade com Deus, assim como tinha Moisés, Elias, Daniel e outros personagens bíblicos. 

Lembre-se, o canal básico para se comunicar com Deus é a oração e a leitura da Palavra. Sendo assim, se você quer verdadeiramente conhecer a Deus, tem que ler a Bíblia e orar sem cessar.


Autor: Bruno Rander da Silva Oliveira

Um comentário:

  1. irmão em Cristo muito bonito e edificante a mensagem que o Espírito Santo lhe deu. bênçãos.

    ResponderExcluir