Quando você estiver se sentindo fraco e sem condições de prosseguir…

Imagem encontrada em www.google.com



Volte para a palavra de Deus que diz em Josué 1:9
"Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo, não pasmes nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares".

Muitas vezes em nossas vidas sentimo-nos desamparados e desanimados, não apenas com as coisas de Deus senão também com a própria vida. Viver cansa, respirar desanima, continuar, parece impossível, ler a Palavra de Deus ou orar então é algo impraticável. E é isso que no mundo atual conhecemos como depressão. Pode ter sido assim que Josué estivesse sentindo naqueles tempos de dificuldades quando Moisés havia morrido, e para eles, viver sem Moisés era inimaginável,  um homem tão poderoso nas mãos do Senhor, que foi utilizado para tão grandes prodígios, de repente o povo de Israel se viu só, sem seu guia espiritual de tantos anos e indefesos. Então o Deus todo poderoso levanta Josué, um homem forte e destemido, braço direito de Moisés, mas que neste momento com certeza se viu desamparado sem condições de prosseguir. Afinal uma coisa é você apoiar os outros, outra bem diferente é assumir a liderança você mesmo!

E assim se encontrava Josué "se sentindo fraco e sem condições de prosseguir". E nesse exato momento Deus o escolhe para substituir Moisés dizendo em Josué 1:2-5:

"Moisés, meu servo, é morto. Levanta-te agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel... ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei".

A Bíblia não diz, mas nesse momento com certeza Josué tremeu na base e sentiu-se como Moisés anos antes quando recebeu o mesmo chamado, sentiu-se fraco e sem condições de prosseguir. 

Então Deus o esforça em Josué 1:7 dizendo:

"Tão somente esforça-te, e sê muito corajoso"

e condiciona...

"cuida em fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda"

O primeiro passo para sair do marasmo e desespero é contar com a ajuda de Deus e não se desviar de Sua Palavra, e para isso necessitamos ler a Bíblia de dia e de noite com ou sem vontade e conhecer assim o que Deus espera de nós. Meditando nela em todos os minutos independente de lutar contra, e fazer tudo quanto nela está escrito, ou seja, vivê-la. Só então contamos com o prêmio que é ser bem sucedidos e a prosperidade. Ainda assim Josué se sentia abalado e receoso. Porém Deus confia no potencial de quem nEle confia e fortalece-o dizendo em Josué 1:9:

"Não te mandei Eu? Esforça-te, e tem bom ânimo. Não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares." 

Com essa força extra Josué se encheu de coragem e anunciou ao povo "dentro de três dias passareis este Jordão para ocupardes a terra que vos dá o Senhor vosso Deus para a possuirdes".

Assim como uma mãe, quando o filho começa a andar, fica na frente dele dando confiança e encorajando para que a criança prossiga mesmo sem confiar em si mesma. E a criança confia, e vai, e olha nos olhos da mãe e sabe que não vai cair, porque sua mãe ali está para segurá-la, assim é nosso Pai que está no céu e quer ver-nos de pé e prosseguindo avante para o alvo que é a salvação por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim como esteve com Josué num momento tão decisivo e difícil, Ele está e estará conosco em todos os momentos de nossas vidas para superarmos as dificuldades. Ainda mais se nós, assim como Moisés e Josué estivemos sentindo-nos fracos e sem condições de prosseguir. Ele nos diz agora

"Não te mandei Eu? Esforça-te e tem bom ânimo. Não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares".

Autora: Pastora Rúbia Elena da Silva Oliveira 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Como é a vida né....acordei com lagrimas nos olhos, aperto no coraçao, pedindo a todo momento a DEUS, força pra eu poder continuar, luz, um caminho.....e estava lendo meus emails quando entrei no face e vi a postagem do Rander do seu blog.....Obrigada DEUS!...Obrigada...

    ResponderExcluir