Está triste? Achando que tudo acabou?

Imagem encontrada em www.google.com


Há momentos em nossas vidas que os dias tornam-se longos, sem sentido; a comida perde o sabor; o sono não vem e os problemas só aumentam. Parece que o sonho acabou, que não há mais saída. As pessoas que queríamos ter do nosso lado já não estão. E agora? O que nos resta? Chorar? Sim, as vezes é necessário, mas isto só não basta, precisamos de novas forças, fé, coragem, ânimo para continuar! E onde ou em quem encontrar? A resposta é: na Bíblia e em Jesus Cristo!

Permita-me compartilhar uma história que poderá ajudá-lo:

Uma familia, formada pelo casal e mais dois filhos, teve que deixar sua terra, antes deleitosa, devido a uma grande fome. Eles partiram para uma terra estrangeira, onde os filhos casaram-se com moças do lugar. Depois de certo tempo, morreram o pai e os dois filhos, ficando apenas as três mulheres: Noemi, Rute e Orfa. Imaginemos agora a situação pela qual essas viúvas passaram, que dias difíceis! Que desilusão! Que dor! Noemi, já uma senhora, sem o marido e os filhos, voltando triste e sem nada para a terra onde uma dia foi ditosa, feliz. Rute e Orfa, jovens viúvas, tendo que decidir o que fazer, como continuar a vida. Em qualquer tempo, as dificuldades para uma viúva são grandes, mas, naquela época, onde a posição da mulher na sociedade era inferiorizada, viver nessa condição era muito mais difícil.

Mas a história não acaba aí, a última palavra é do Senhor! Duas delas, Noemi e Rute, juntaram o que restou das forças e resolveram seguir juntas, recomeçar a vida. Retornaram para Belém, terra de origem de Noemi, e agora Rute era estrangeira, como antes Noemi era em Moabe, terra de Rute. Às vezes, as situações se invertem e aquele que estava em melhor condição, passa a necessitar de ajuda. Portanto, é importante tratar bem a todos e compartilhar o que temos hoje, pois amanhã poderemos ser nós a necessitar. Através de Noemi, Rute foi acolhida na terra e, em retribuição, foi trabalhar para sustentar sua sogra e a si mesma. Olhe do seu lado, talvez alguém a quem você julga incapaz ou sem condições de te ajudar pode ser quem Deus escolheu e capacitou para essa tarefa.

Deus, quem não falha e nem desampara, abençoou essas duas mulheres. Com a ajuda de Noemi, Rute encontrou um novo amor, Boaz, parente do seu falecido esposo, e casou-se novamente. Então, as duas tornaram a ter um lar, uma família. E ainda havia mais bênçãos, Deus abençoou Rute com um filho, Obede, que veio a ser avô do rei Davi. Como mudou a situação! 


Quando lemos a genealogia de Jesus Cristo, no cap. 1º de Mateus ou em Lucas 3:23-38, encontramos poucas mulheres, e uma delas é Rute, a mesma que em determinado momento da vida foi apenas uma pobre viúva desamparada e sem filho, agora faz parte da árvore genealógica mais importante da história. Ela encontrou ânimo para seguir mesmo na dor, mesmo quando não havia uma saída clara, ela não desistiu, foi bondosa, corajosa e Deus a honrou. Dessa mesma forma Deus pode fazer com você, basta que voce acredite, mesmo sofrendo tamanha dor; que você persista, mesmo pensando às vezes em desistir; que você tenha ânimo, quando tudo parece não ter mais sentido. Creia no Senhor Jesus Cristo, Ele também sofreu, e como sofreu, mas venceu por amor a você e a mim. Creia em Deus e não se afaste Dele, pois só Ele pode, através do seu Santo Espírito, te dar o consolo, a direção e por fim a vitória!

Baseado no livro de Rute.

Pr. Zenaldo Oliveira

2 comentários:

  1. Tenho a certeza que quando Deus tira algo de nós é por que Ele tem planos bem melhores para cada um de nós e assim como Rute creio que o melhor de Deus aida está por vim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!!Deus te abençoe imensamente irmã Zuleide Oliveira, e lembre-se: "Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. "
      Salmos 37:4

      O melhor de Deu ainda está por vir!

      Excluir