Até que ponto você pode chegar pra ficar mais próximo de Deus?

Imagem encontrada em www.google.com

      Este foi o nascimento de Jacó. Estando Rebeca grávida, sentia as crianças ( porque eram gêmeos ) lutar em seu ventre e perguntou ao Senhor em Gn 25. 22 "... Por que isto está acontecendo comigo? ". Era tão acirrada a luta, que ao nascer um estava grudado no calcanhar do outro, como vemos em Gn 25.26" Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso lhe chamaram Jacó." Este nome, Jacó, significa usurpador, suplantador, ou seja, que quer tomar alguma coisa ou o lugar de outro, lugar ou coisa esta que não lhe pertence por direito, mas será que não lhe pertencia mesmo? Vamos conhecer um pouco dessa história.


Jacó era o filho mais novo de Isaac, o que queria dizer que seu irmão mais velho, Esaú, era o primogênito, aquele que tinha a maior parte dos direitos tanto materiais quanto espirituais. Jacó, o usurpador, não estava satisfeito com a situação que vivia, pois ao ver a relação íntima de seu pai Isaac e seu avô Abraão com Deus, queria muito mais do que lhe era direito. Um dia quando ambos já estavam grandes, Esaú saiu para caçar, já que era exímio caçador, e ficou Jacó em casa já que ao contrário do irmão era mais caseiro, ensinado por sua mãe, mais próximo das tradições da família, portanto mais ligado a elas que seu irmão. Um pequeno parênteses aqui, vemos então a importância de estar mais próximos ao lar, a nossa casa, do que das coisas de fora, do mundo, e conhecer mais profundamente o que nos ensina nossos pais. Ao chegar da caça estava Esaú exaurido e faminto e vendo que Jacó fazia um gostoso guisado pediu-lhe um pouco, ao que Jacó viu uma grande oportunidade de realizar seu sonho, então disse como está em Gn 25.31 " vende-me primeiro o teu direito de primogenitura." A resposta de Esaú foi com menosprezo " Estou a ponto de morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura?" Temos então dois irmãos criados com os mesmos ensinamentos e filhos de um homem temente a Deus, Isaac, e vemos o primeiro ao qual foi abençoado com tudo, tanto bênçãos materiais, pois seu pai era rico, quanto bênçãos espirituais, pois eram herdeiros das promessas de Deus para seu avô Abraão, e o segundo que por ter nascido depois ficaria `a sombra do irmão primogênito. Só que o que nasceu depois tinha uma coisa que o primeiro não tinha " uma imensa sede de se aproximar de Deus". Jacó não estava satisfeito em ter nascido com o que sobrava das bênçãos, ele queria as primícias das bênçãos, mas tradicionalmente ele estava fadado a ficar em segundo plano enquanto seu irmão usufruiria da herança da família. A preocupação de Jacó não era com as bênçãos materiais como seria de se esperar, ele queria as bênçãos espirituais, ele queria o melhor, aquilo que os olhos humanos não percebem, e para isso ele não viu obstáculos, ele não via limites, só tinha a sua frente a necessidade de conseguir mais de Deus.


Veja você querido leitor, o que é um coração verdadeiramente voltado para Deus. Jacó começou sua vida, logo ao nascimento, querendo ser o primogênito, não para ter direito aos bens materiais mas sim aos espirituais. Quantos de nós fazemos o possível e o impossível para ter mais de Deus espiritualmente falando?


Primeiro vamos entender a importância do primogênito para Deus, todo primeiro varão nascido deveria ser entregue a Deus, como uma oferta agradável ao Senhor. E ao contrário de Jacó, Esaú não valorizava essa distinção. No decorrer da história Isaac chama Esaú para passar-lhe as bênçãos já que estava velho e próximo da morte, e lhe disse " ... sai ao campo, e apanha para mim alguma caça. Faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma, para que a minha alma te abençoe, antes que morra." Rebeca, a mãe, ao escutar esta conversa preparou seu plano, ela sabia de antemão que o filho mais velho serviria ao mais moço como foi profetizado para ela estando ainda grávida, vemos em Gn 25.23 " Duas nações há em teu ventre; e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais moço." Com essa certeza, ela elaborou um plano mirabolante e contou-o a Jacó para que o executasse. Jacó deveria levar o guisado ao pai e passar-se por seu irmão para receber as bênçãos. Tudo foi feito, e como está em Gn 27 Jacó foi abençoado com todas as bênçãos enquanto que para Esaú somente sobrou servir ao teu irmão.


Entendemos agora porque foi dado este nome tão pesado para Jacó " usurpador" ele realmente era um usurpador, tomando tudo de seu irmão. Mas vamos analisar os fatos, o que Jacó tinha não era inveja de seu irmão por ter tudo e ele nada, mas era sim um enorme amor e respeito pelas coisas de Deus, este Deus que com certeza ambos irmãos ouviram falar através de seu pai e seu avô Abraão, estas mesmas histórias que trouxe ao coração deste jovem uma vontade enorme de ter tudo o que este Deus tinha pra ele, passando por cima de tudo e todos, não que isto seja certo já que no decorrer da história vemos como Jacó também foi enganado, ele pagou o preço por este desejo, foi expulso do convívio da família. E nós o que somos capazes de fazer pra ter este Deus perto? 


E Jacó não parou por aí não, anos depois já no capitulo 32 vemos Jacó, depois de muitas idas e vindas voltando para sua casa depois de viver muitos anos longe, e numa noite em que estava com medo de seu irmão se retirou de seu grupo para elaborar uma estratégia para encontrar-se com Esaú,  nesta noite ele encontrou um homem, vejamos em Gn 32.24 " Jacó, porém ficou só, e lutou com ele um homem até o romper do dia. Quando o homem viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.  Então o homem disse: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Porém Jacó respondeu: Não te deixarei ir, se não me abençoares" Mais uma vez vemos Jacó lutando por sua bênção, por mais de Deus, e o próprio Deus o abençoou, Jacó pagou caro por suas escolhas, com seu irmão ele teve que fugir para um lugar longe de sua casa, de sua família, lugar este onde ele foi enganado por outros também, e agora na luta com Deus Ele ficou aleijado com uma deficiência física, mas nada disso importava para Jacó, porque o que ele queria ele conseguiu aproximar-se de Deus. A maior intenção de Jacó como foi dito não era os bens materiais, tanto que ao fugir do seu irmão ele deixou tudo para Esaú, não levou nada, humanamente falando Esaú levou a melhor, mas essa nunca foi a intenção de Jacó, ele valorizava as bênçãos espirituais. Ele lutou contra tudo, até mentiu para aproximar-se do Pai e conseguiu. Glória a Deus que nós não precisamos usar desses artifícios maléficos para achegarmos a Deus porque Nosso Deus está, Ele mesmo, de braços abertos para que possamos aproximar-nos Dele,  e nós, o que estamos dispostos a fazer para aproximarmos de Deus para receber mais Dele? Nós queremos muito Dele, mas muitas vezes estamos dispostos a dar muito pouco em troca, e fazer consessões então, nem pensar.


Pois Jacó, cujo nome foi mudado para Israel, de usurpador para príncipe de Deus, foi um longo caminho, no entanto Jacó tinha um objetivo, conseguir a atenção de Deus pra ele, conseguir os 100 por cento que Deus tinha para sua vida e ele foi atrás e fez o que tinha que ser feito e conseguiu em Gn 32.30 Israel diz " Vi a Deus face a face, e a minha vida foi poupada " Um homem que nasceu para ser o segundo, com um nome que não ajuda ninguém, pelo contrário, profetiza um futuro terrível,  agora é citado por todos nós quando oramos, pois todos oramos Deus de Abraão, Isaac e Jacó.


E você o que está disposto a fazer pra conseguir mais de Deus, para ter este Deus mais perto de Ti?

Autora: Pastora Rúbia Elena da Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário