A importância de ler a Bíblia





Devido ao fato de que este blog é destinado a estudos bíblicos, é de suma importância começá-lo argumentando sobre a importância de ler a Palavra de Deus: a Bíblia. Pois ela mesma será a base dos temas aqui estudados. 


Em João 5:39 diz: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim". 


Esclareço para vocês que o autor dessa frase é Jesus Cristo, o Filho de Deus, Príncipe da Paz, quem morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, e agora está sentado à destra de Deus Pai.

Na primeira parte deste versículo está escrito "Examinais as Escrituras". 

O verbo examinar está no imperativo, é uma ordem direta de Jesus Cristo para nós. Não vemos ali escrito "se vós examinardes", "quando examinares" ou "se querem, examinem". O que está escrito é "Examinais", uma ordem, um mandato de Deus dizendo que é nosso dever, nossa obrigação examinar as Escrituras. Somos intimados por Jesus Cristo a ler a Bíblia, e não só ler, senão meditar, entender, analisar, porque assim se faz quando se examina algo, nos aprofundamos e pesquisamos os detalhes. Assim devemos fazer com a Bíblia.

A segunda parte deste versículo diz : "porque julgais ter nelas a vida eterna".

O pronome "nelas" tem a função aqui de substituir "as Escrituras", porque já foi dito anteriormente, assim que se reconstruímos esta frase poderia ser : "porque julgais ter nas Escrituras a vida eterna". 

Sendo assim, fica claro que a certeza ou não da Salvação vem com o conhecer da Palavra de Deus. Uma pessoa que pensa estar no caminho correto, e com isso pensa que pelas suas "boas ações" poderá chegar até Deus sem conhecer as Escrituras Sagradas pode estar enganada, pois Jesus Cristo, com toda a Sua sabedoria disse que é necessário conhecer a Palavra para fazer o devido julgamento sobre a nossa alma, se somos salvos, se somos condenados, se temos a vida eterna ou se na realidade estamos mortos espiritualmente. Examinar as Escrituras nos traz revelações sobre como de fato está a nossa alma perante a Deus.

A última parte de João 5:39 diz: "são elas mesmas que testificam de mim".

Outra vez podemos facilmente substituir "são elas mesmas" por "as Escrituras" ficando assim: "são as Escrituras que testificam de mim".

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa testificar significa: Comprovar, atestar, assegurar, afirmar.

Sendo assim, Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores diz que a Bíblia O comprova, O atesta, O assegura, O afirma. Na Palavra de Deus temos a nossa prova de que Jesus existe, nEla temos a certeza da vitória na cruz, nEla conhecemos o nosso herói Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para salvar ao mundo. A partir do momento que temos a convicção de que Jesus Cristo é Senhor e Salvador, somos salvos, e nossa fé aumenta. O que Jesus Cristo quis dizer é que se precisamos de alguma prova da Sua existência, a Palavra de Deus é essa prova, se nossa fé é pequena, nas Escrituras podemos encontrar a sua renovação, porque Ela comprova, atesta, assegura e afirma Jesus Cristo.

Ler a Bíblia é fundamental na vida de todo discípulo de Jesus Cristo, porque Ele nos deu a ordem de examiná-la, porque através dela temos a certeza da Salvação, pois a Palavra de Deus nos revela nossos pecados e nos dá a solução idônea para vencê-lo, e através das Escrituras temos a renovação da nossa fé.


Autor: Bruno Rander da Silva Oliveira
Cooperação: Pastores Zenaldo Oliveira e Rúbia Elena da Silva Oliveira

3 comentários:

  1. Excelente amigo me alegro que estés de nuevo en ese enfoque de servirle a Dios y de llevar su palabra a las multitudes, ESTE ES EL BRUNO QUE YO CONOZCO, bendiciones a los pastores y a toda tu familia estaré pendiente a través de este canal a cada uno de sus enseñanza que comenzando por la primera es estupenda, no me quiero imaginar las demás ja ja un abrazo amigo

    Att: Hector Mendoza

    ResponderExcluir
  2. Siempre amigo, ingeniar maneras de llevar la Palabra de Dios es lo que siempre debemos hacer, es la misión que el propio Cristo nos designó!!:D

    ResponderExcluir
  3. Que alegría saber de su blog, te felicito Rander por esa entrada acerca de la Palabra de Dios, felicitaciones también para los pastores Zenaldo y Rubia y toda su familia, los recordamos siempre. Por favor, no olviden colocar de vez en cuando una entrada también en Español.

    Pastor Mario Granados y Familia

    ResponderExcluir