Vencendo às tentações como Jesus venceu 2/4

Imagem encontrada em www.google.com

"O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada.  Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente. Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação." 
Salmos 91


Glória a Deus! Que linda promessa para nós verdade? Que Deus tão maravilhoso capaz de realizar tudo isso! Se 11 mil vierem contra mim, mil cairão ao meu lado e dez mil à minha direita! Que tremendo o poder de Deus! Porém, isso implica dizer que devo, ou posso, buscar guerra contra 11 mil?


Vejam o que aconteceu com Israel.


O povo de Israel viu Deus abrir o mar vermelho. Com isso eles foram salvos das mãos dos egípcios, que os perseguiam. Eles tinham, diariamente, uma nuvem e uma coluna de fogo para guiá-los no deserto. Viam maravilhas de Deus cotidianamente. Contudo, em Massá, este mesmo povo tentou a Deus, porque tinham sede, e indagaram "Está o Senhor no meio de nós ou não?" (Êxodo 17:7). Nesta ocasião Moisés feriu a rocha como Deus lhe ordenara, e dela saiu água. 


Mas, através de Moisés, Deus nos deixou uma lei, que jamais deve ser violada: "NÃO TENTARÁS O SENHOR TEU DEUS, COMO O TENTASTE EM MASSÁ"(Deuteronômio 6:16).


Com este versículo pode-se entender claramente que Israel violou a lei de Deus. E, com o propósito de não cair no mesmo erro daquele povo escolhido, analisaremos o que aconteceu no já citado episódio. 


Aquele povo conhecia o poder de Deus, e sabia que nada era impossível para Ele. Por isso tentaram a Deus. No momento em que eles perguntaram se Deus estava ali entre eles, a sua real intenção era provocar ao Senhor. O que eles queriam realmente dizer era: Deus, eu sei que tudo podes, então porque o Senhor não nos dá água? 


Era tanta a sua fé que eles não duvidaram do poder de Deus, antes pensaram que Ele os havia levado até lá para os matar de sede. Para eles a presença e o poder de Jehová era real, naquele momento duvidaram dos Seus propósitos.


Eles tentaram ao Senhor por querer fazer dEle um filtro de água, querer fazer dEle um instrumento para benefício próprio, conheciam o poder de Deus e queriam tomar posse, egoísticamente, deste inmensurável poder. Começavam a fazer de Deus seu servo, iniciava ali uma inversão de valores. Naquele momento Deus não estava ali para ser adorado, servido, senão para servir. O Grande Eu Sou tinha a obrigação de dar água para o povo, segundo o pensamento deles.


O pecado daquele povo não foi a falta de fé, seu pecado foi não reconhecer a Soberania de Deus. O mesmo acontece atualmente.


Existem pessoas que conhecem as promessas divinas, e pensam que essas promessas constituem um contrato de trabalho onde Deus tem que cumprir com a Sua parte. Por esta razão, existem muitas orações que são verdadeiras cobranças. Orações do gênero: "Deus, o Senhor disse isso, então faça-o!" 


Às vezes até citamos as escrituras contra Deus. Misericórdia Senhor, de fato somos pecadores.


Porém, não devemos confundir o tomar posse das bençãos com o tentar a Deus. Tentar a Deus é querer instrumentalizá-lo, usar seu poder para benefício próprio, como o povo de Israel queria. Tomar posse é ter a benção na mesa em frente, estender a mão e tê-la. Existem aqueles que estão com a benção em frente, e seguem orando pedindo-a. Às vezes Deus já deu a ordem para que saia da tumba, mas você segue deitado pensando que está morto. O levantar-se e sair da tumba não é tentar a Deus. Tentá-lo é murmurar e desafiá-lo a te ressuscitar. Lembre-se, somos filhos, não estamos na posição de exigências, tão somente de pedir. 


Deus é Soberano, a Sua vontade reina! Não devemos colocar nossa vontade antes da vontade de Deus. Devemos reconhecer Sua Majestade e Soberania, e confiar cegamente na Sua forma de governar. 


Eu devo, ou posso, buscar guerra contra 11 mil?


Não, isso é tentar a Deus, é fazer dEle seu servo, utilizar seu imenso poder para si próprio. O salmo 91 é dirigido para os que confiam em Deus e esperam nEle o seu refúgio, é um salmo que dá esperança, uma promessa para os que necessitam. Não devemos então, através deste salmo, sair buscando razões para o seu cumprimento. 


Agora, que você sabe tudo isso, entenderá com outros olhos a segunda tentação de Jesus, que está em Mateus 4:6  :


"e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra."


O inimigo aqui queria fazer Jesus desrespeitar a lei que diz:


"Não tentarás o Senhor, teu Deus, como o tentaste em Massá"


O grande propósito de Satanás aqui era fazer Jesus cometer o mesmo erro que o povo de Israel, inverter os valores, utilizar Deus para seus próprios fins. Usar o poder de Deus para atender a si mesmo. Utilizar este poder tão maravilhoso somente para aceitar o desafio colocado pelo tentador.


Mas Jesus Cristo era sábio, conhecia a Palavra, e respondeu à tentação da mesma forma que ela veio, na Bíblia.


"Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito, NÃO TENTARÁS O SENHOR TEU DEUS". (Mateus 4: 7)


O Inimigo também tenta usando a Palavra de Deus, o versículo usado por ele contra Jesus Cristo está no salmo 91, citado anteriormente. Ele usou a própria Bíblia para fazer Jesus Cristo se contrariar, numa tentativa de confundir-lhe e deixá-Lo sem resposta, porém, não obteve o resultado esperado. Assim também é hoje, e aqueles que não conhecem a Palavra tendem a cair neste tipo de tentações. Pecam por ignorância, pela falta de conhecimento desobedecem, e o fazem com a falsa idéia de estarem agindo conforme a Bíblia. 


É importante examinar às Escrituras Sagradas, meditar neste precioso livro, entender a perfeita vontade de Deus. (João 5:39, Josué 1:8, 2Timóteo 3:16-17)


Jesus venceu à tentação por conhecer a Bíblia, e saber que o versículo posto pelo inimigo naquele momento estava fora de contexto. Para vencer às tentações hoje também, devemos conhecer a Bíblia, e a cada dia saber mais e mais dEla. 


Na Palavra de Deus encontramos nossa vitória contra as ciladas do mal, e sabemos com perfeição o que é certo e errado, e quando é certo e errado. As ciladas de Satanás são astutas, e como Jesus mesmo nos ensinou, devemos ser "prudentes como as serpentes e símplices como as pombas" Mateus 10:16b


Medite na Palavra de Deus, e não sejais ignorantes frente às ciladas do inimigo, mas sim vencedor como Jesus Cristo, que venceu como um Rei, e em nenhum momento tentou a Deus, como fez o povo de Israel em Massá, como foi o desejo do tentador.


Deus te abençoe.


...

Esta mensagem está divida em 4 partes. Você acabou de ler a segunda.
Na próxima semana estará disponível a terceira parte desta mensagem, se você deseja ver a primeira clique aqui


Autor: Bruno Rander da Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário