A ira de Deus contra seu povo

Imagem encontra em www.google.com

          Semanalmente nós, o povo de Deus, vamos a uma igreja servir ao Nosso Deus com nossas orações, louvores e estudos da palavra. E semanalmente cremos que estamos dentro da vontade de Deus para nossas vidas. Na grande maioria das vezes passamos a semana trabalhando ou estudando e  nem nos recordamos de Jesus ou da Bíblia e a esquecemos num canto qualquer até que chega o momento de irmos para a igreja, e como se nada tivesse ocorrido entramos na casa de Deus e fazemos a obra de acordo com o que o nosso tempo corrido nos deixa. E quase sempre também, não entendemos porque não sentimos a presença de Deus, ou por que nossas orações não são respondidas. A resposta é simples, está em Isaias capitulo 1. 
          No versículo 2 deste capítulo Deus diz que “Criei filhos, e os engrandeci” vemos aqui o orgulho de Deus em ter-nos criado, porque além de nos criar Ele viu por bem nos engrandecer. Mas logo em seguida temos um Deus entristecido “mas eles estão revoltados contra mim”. Na sequência Deus faz uma comparação entre os animais e seu povo, nessa comparação o seu povo sai perdendo “o boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento... deixaram ao Senhor ... voltaram para trás”, grande tristeza para um Deus tão amoroso e zeloso de seu povo. No versículo 5 Ele diz "Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma, e todo o coração fraco.”
           Neste momento podemos perguntar o que isto tem a ver conosco? Pois a resposta é: tudo, já que hoje o povo de Deus somos nós, e ao invés de estarmos recebendo bênçãos em abundancia, estamos como diz nos versículos de 6 ao 9 “Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas podres...  a vossa terra está assolada ... a vossa região se acha devastada ... A filha de Sião é deixada como uma cidade sitiada...” e ainda compara-nos como a Sodoma e a Gomorra. E agora?  Alguma relação com a sua vida? Este era o povo de Deus, nós também o somos, este era um povo esquecido e sem perspectivas, nós também vivemos grande parte de nossas vidas assim. E o Senhor desabafa no versículo 1.11 “De que me serve a multidão dos vossos sacrifícios?”
          Voltando agora para o início do estudo vemos que nós, semanalmente, nos sacrificamos em função de Nosso Deus com nossas idas `a igreja, nossas orações, nossos louvores e estudo da palavra, e Ele nos pergunta de que lhe serve a multidão dos nossos sacrifícios? Na sequência Deus fala sobre as ofertas que não O agrada “...os holocaustos ... a gordura de animais cevados ... o sangue de bezerros ... cordeiros e bodes" Então podemos ficar felizes já que nós não entregamos ao Nosso Deus tais ofertas, então leia o que vem a seguir “Quando vindes `a minha presença quem requereu isto das vossas mãos, que viésseis pisar os meus átrios?” Hoje quem é que pisa os átrios de Nosso Deus? Isso mesmo, nós. Continuando no Versículo 13 “Não continueis a trazer ofertas vãs! O incenso é para mim abominação, ... os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade, nem o ajuntamento solene.” Agora você se encontra nesta categoria de crentes? Que pisa nos átrios do Senhor, e leva ofertas que não O agrada porque suas mãos estão sujas de iniquidade, de pensamentos mesquinhos, de falta de perdão, e as suas orações que deveriam ser como incenso agradável ao Senhor, muitas vezes nem conseguimos nos concentrar nas orações preocupados com tudo menos com as coisas de Deus.   Assim também sobre  nossos cultos que são o ajuntamento solene semanal, Deus nos diz no versículo 14 “... a minha alma as aborrece.  Já me são pesadas; estou cansado de as sofrer”.
          Já se imaginou num culto em que tudo que você faz, somente atrai o menosprezo de Deus? Pois bem, parece duro, mas muitas vezes nossos cultos não deixam de ser isso para Deus, porque nossos corações estão encharcados de ódio, inveja, fofoca, mentira, rancor e falta-nos aquilo que Jesus mais tentou deixar-nos: o amor.  Por isso perguntamos por que nossas orações não são atendidas e o céu muitas vezes parece estar de bronze para nós?   É muito simples, primeiro nós mesmos, com nossas próprias mãos fizemos corações de bronze para o Nosso Deus, por isso ele nos diz “Pelo que, quando estendeis as vossas mãos escondo de vós os meus olhos, sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço. As vossas mãos estão cheias de sangue.”  Mas que sangue? Perguntamos,  o sangue de nossa própria família que não pode contar conosco pra nada, sangue de nossos filhos que só veem maus exemplos de nossa parte como pais, de nossas esposas que nos veem tratando muito melhor a pessoas fora de casa do que a elas, aos nossos esposos que chegam em casa para encontrar uma esposa entristecida e sem ânimo para nada, de nossos vizinhos que só veem maus testemunhos de nossa parte. Pregamos algo que não vivemos, e então como estão as suas mãos?
          Mas nem tudo está perdido já que Deus nos diz o que fazer para recuperar a confiança Dele “lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade dos vossos atos de diante de meus olhos! Cessai de fazer o mal, e aprendei a fazer o bem! Praticai o que é reto, ajudai o oprimido. Fazei justiça ao órfão, tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” E promete pra você agora que me lê: “Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra.” Tão somente analise o teu comportamento na casa de Deus, coloque tudo numa balança e veja para que lado pende, a palavra de Deus jamais deixará de se cumprir, se Deus te diz que você pode cobrá-Lo, isso é verdade, basta você também fazer a sua parte.




Autora: Pastora Rúbia Elena da Silva Oliveira

Um comentário:

  1. Excelente, pastora, que el Espíritu de Dios les mantenga firmes y con salud, para seguir trabajando en pro de su obra,

    Saludos.

    P.r W.J

    ResponderExcluir