Predestinação X Pré-disposição


Imagem encontrada em www.google.com
Há pessoas dentro das igrejas que creem que existe predestinação acerca da vida eterna, ou seja, a salvação. Creem que algumas pessoas já são separadas para a salvação e outras não, no que eu discordo veementemente. Realmente existe uma predestinação, mas não essa que muitos pensam, pessoal, existe sim a predestinação da igreja de Jesus, a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, a noiva de Cristo realmente já está predestinada para a salvação, o que quer dizer que naquele dia, em que Jesus voltar nas nuvens em grande poder e glória e chamar a sua noiva, ela, a igreja, subirá para as bodas com o cordeiro.
O que diferencia a predestinação da igreja da predestinação pessoal é que, enquanto na predestinação pessoal, no caso, as pessoas já nasceriam predestinadas ao céu ou não, e na predestinação da igreja todos os que estão dentro da igreja subirão. Eu não creio na predestinação pessoal porque isso requer dizer que nós servimos um Deus injusto que decide quem vai se salvar  ou não independente das atitudes das pessoas, ou seja do livre arbítrio. Já na predestinação da igreja o que ocorre é que todos os que se decidirem por Jesus Cristo, entregando suas vidas `a Ele, confiando Nele como único salvador de suas vidas, subirão, ou seja serão salvos, nesta predestinação a decisão é nossa, de nosso livre arbítrio, nós somos quem decidimos se queremos ser salvos ou não, se cremos em Jesus Cristo ou não, nós decidimos se vamos estar nessa Igreja.
Agora o que existe na verdade, são pessoas pré-dispostas a serem salvas ou não dependendo do coração de cada um. Por exemplo, no caso de Faraó contra Moisés, em que Deus muitas vezes endureceu o coração dele para que seu poder fosse manifestado em cima dele, o coração de Faraó já era predisposto para a maldade e Nosso Deus que é Onisciente já sabia disso, por isso usou da pré-disposição maligna do coração de Faraó contra ele mesmo. Ou seja, Deus já sabe quem vai ser salvo ou não, mas não é Ele quem decide, aliás Ele nos diz em sua palavra que o inferno foi feito para satanás e seus demônios e não para o ser humano. O propósito de Deus para nossas vidas é sempre o melhor e salvação é o ápice deste melhor, mas o homem por suas próprias concupiscências, maldades, idolatrias, erros e maledicências decidem por sua própria vontade não aceitar Jesus como seu único salvador e redentor de suas vidas.
Vejamos o que diz em Ezequiel 18 a partir do  versículo 20 “A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça certamente viverá, não morrerá. De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele. Pela sua justiça que praticou viverá. Tenho Eu algum prazer na morte do ímpio? Diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos e viva? Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio , viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória. Na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.” Temos nessa passagem então que nossa salvação depende primeiro de reconhecermos Jesus como Nosso único e possível salvador e a partir daí vivermos conforme nos ensina as escrituras, nossas atitudes e decisões irão definir se iremos para o céu com Jesus Cristo ou para o inferno com satanás.
Então concluímos que predestinação existe para a igreja e quem estiver dentro dela com suas escolhas e coração voltado para a vontade de Deus. E que por outro lado quem tomar as decisões erradas contrárias `a vontade de Deus e com um coração predisposto a fazer o mal e diga-se de passagem Nosso Deus já sabe quem são essas pessoas, estas não alcançarão a salvação, porque de outra forma seria muito fácil uma pessoas nascer predestinada para o céu e fazer de sua vida o que bem entende, conforme a sua vontade, já que Deus já decidiu  que ele seria salvo, e por outro lado não teria nada que outras pessoas pudessem fazer para atingir a salvação já que já nasceram para a perdição, então o melhor é entregar os pontos mesmo.
Será ? Seria justo? A resposta é não, e o que Ezequiel nos diz neste texto bem claramente é que a  vida eterna depende de nossas atitudes, ou seja, nosso livre arbítrio. Jesus disse em Apocalipse “Eis que estou `a porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo.” Ou seja, a decisão é nossa, Jesus faz esse convite para todos, e você vai aceitar?

Autora: Pastora Rúbia Elena da Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário