Imagem encontra em www.google.com
O capítulo 1 do livro de Daniel narra uma história que muitos conhecem, mas poucos praticam. A história de 4 jovens da tribo de Judá que preferiram continuar purificados diante de Deus em detrimento dos manjares do rei da Babilônia.
Daniel, Hananias, Misael e Azarias escolheram Deus, ainda que tivessem o risco de desagradar ao rei e ter que pagar com a própria vida, estes jovens tinham bastante claro um princípio hoje bastante esquecido: Deus vem em primeiro lugar.
O primeiro capítulo de Daniel nos retrata o momento em que Babilônia sitiou a Israel, tal como foi profetizado por Jeremias e Isaías. Nesta ocasião o rei pediu que levassem alguns dos filhos de Israel que pertenciam a realeza e a nobreza, necessariamente "jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei..."(Daniel 1:4)
Nabucodonosor, rei da Babilônia, determinou que os jovens de Judá deveriam comer dos manjares do rei, a fim de "melhorar" sua aparência. Porém, Daniel negou afirmando que não se contaminaria com as iguarias reais, mantendo-se purificado diante de Deus.
Daniel escolheu Deus, e O colocou em primeiro lugar na sua vida. Assim também devemos fazer, recusar os manjares que este mundo tem para oferecer e escolher ao Grande Eu Sou. Jeová deve ser sempre nossa prioridade, Ele deve sempre estar no primeiro lugar, sentado no trono da nossa vida, nos comandando conforme a Sua Soberana vontade.
O mundo quer nos oferecer muitas coisas, as tentações estão ao alcance de todos, o caminho que leva à perdição é fácil, espaçoso e muita gente vai por ele. Mas só Jesus Cristo nos traz vida eterna, e para isso devemos fazer como Daniel, rejeitar as iguarias reais e santificar-nos, estar separados e purificados para Deus. A jornada é difícil, a carne sempre se inclinará aos prazeres deste mundo, aos manjares do rei, mas devemos perseverar até o fim, e a recompensa virá, assim como veio para Daniel.
Daniel, Hananias, Misael e Azarias optaram por comer legumes e beber água, e depois de 10 dias eles tinham a melhor aparência de todos os jovens que estavam ali com eles e comiam da comida do rei. Deus honra a quem O honra, e assim foi com estes jovens exemplos para a vida cristã, eles se acharam 10 vezes mais doutos que todos os demais perante ao rei.
Deixar os prazeres do mundo não é fácil, mas vale a pena. O esforço é recompensado, estar no time de Deus é a melhor decisão que alguém pode tomar. Aceitar a Jesus Cristo como único Senhor e Salvador é a melhor coisa que alguém pode fazer, porque os que o fazem se tornam imortais, a vida eterna é o que nos aguarda, e nenhuma iguaria mundana pode se comparar à morada que Jesus Cristo está preparando para nós. Persevere!
Autor: Bruno Rander da Silva Oliveira
Eis que as coisas velhas ja passaram, e eis que tudo se fez novo...
ResponderExcluirGlorias a Deus por nos livrar a cada dia das iguarias do rei!!!!!!!