"Fala, Senhor, que teu servo ouve"


Amados leitores do Espaço Gospel, que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja abundante sobre vossa vida!

1Samuel 3: 15- 21 narra o momento em que Deus falou pela primeira vez com Samuel, sendo este ainda inexperiente não soube reconhecer a voz do Senhor, pensando que era Eli quem o chamava. Porém, quando Deus chamou pela terceira vez a Samuel, e este novamente foi até Eli pensando que este era quem falava, o sacerdote entendeu que Jeová queria falar com o jovem, então lhe disse que respondesse assim: "Fala, Senhor, porque o teu servo ouve". Só então, quando Eli explicou para o jovem Samuel como escutar a Deus, foi que este escutou a Sua voz e entendeu os planos que Deus tinha preparado.

A fim de obter uma maior claridade sobre essa história eu recomendo que a leia diretamente na Bíblia, pois acima está um ínfimo resumo do fato. A referência é 1Samuel 3: 15-21. 

Esta narração bíblica é muito importante para nos fazer refletir sobre o falar de Deus. Assim como Samuel, é comum as pessoas hoje buscarem a voz de Deus em outros lugares, pensarem que Eli é quem está conversando com eles. Não poucas vezes vi pessoas visitarem um culto, ou uma igreja, alegando simplesmente que "lá Deus vai falar comigo". Assim, os Elis de hoje são pastores renomados, igrejas cheias do fogo de Deus, profetas aqui e ali, e assim as pessoas vão até eles buscando a voz de Deus. 

Lembro a vocês, meus queridos leitores, que Eli não tinha o recado que Deus queria dar a Samuel, ele simplesmente ensinou ao jovem a como escutar a voz de Deus. Quando o Todo Poderoso quer falar diretamente, Ele não precisa de terceiros, simplesmente o faz. Assim que não há a necessidade de sair buscando a voz de Deus, no seu quarto você pode tê-la através de uma simples frase: "Fala, Senhor, que teu servo ouve". Não precisa gastar dinheiro com táxi, gasolina, ou ônibus para ir a um lugar longe, só para escutar a voz de Deus. Ele está em todos os lugares, é onipresente, e com uma simples oração você pode encontrá-Lo.

Por favor não criem heresias com esta mensagem, isso não justifica o fato de haver "cristãos" que realizam seu culto doméstico e por isso não vão a igreja. Em Hebreus 10:25 diz: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima". Sempre devemos ir para a igreja e juntamente com os nossos irmãos estar congregados em pleno louvor e adoração ao nosso Deus. É mandamento bíblico, devemos nos congregar. Tampouco não é permitido visitar outra igreja, ou ir a um evento onde determinado pastor irá pregar, nada disso. O que não pode é sair buscando a voz de Deus como se Ele estivesse em um lugar e em outro não. Se és membro de alguma igreja, nela você deve trabalhar, ajudar, contribuir, dizimar, respeitar, ser uma verdadeira ovelha, e lá onde você está Deus falará contigo. 

Samuel não precisou mudar de cidade para escutar a voz de Deus, nem ir a um determinado templo. Ali onde ele estava Deus falou com ele, no seu quarto. Samuel ainda tentou buscar a voz de Deus através de Eli, mas não era assim, o profeta bem lhe explicou, basta dizer "Fala, Senhor, que teu servo ouve". E somente quando o jovem disse isso Deus lhe revelou seus planos.

Ao falar isso Samuel se colocou a disposição para escutar Deus. Muitas vezes o Senhor nos quer falar, mas não lhe damos o momento, nem nos colocamos a disposição para tal. Quando oramos, falamos, falamos, e falamos mais, mas não guardamos um momento para Deus, para escutar a Sua doce voz. Necessitamos nos colocar como verdadeiros servos, e tratar-Lo como Senhor, como um rei, e dizer-Lhe com muita humildade e reconhecendo Sua Soberania: "Fala, Senhor, que teu servo ouve".

O principal meio para escutar e entender a voz do Rei dos reis é a Bíblia. Como já se sabe, ela é a Palavra de Deus. Entendamos bem este verbo "é". Na Bíblia não simplesmente contêm a Palavra de Deus, ela mesma é a Palavra de Deus em toda a sua plenitude. Tudo o que nela está escrito veio diretamente da boca de Deus! Assim que devemos dar um valor maior à Bíblia. Se realmente entendêssemos que ela é a voz do próprio Deus Onipotente passaríamos dias e dias lendo-a, literalmente comendo cada letra que nela está escrita. Mas normalmente não é assim. Lemos às vezes por mera obrigação, sem buscar a completa compreensão do texto Sagrado. Estudar a Bíblia com dedicação, concentração, humildade, vontade é o mesmo que dizer a Deus:"Fala, Senhor, que teu servo ouve". 

É impressionante como alguns membros das igrejas hoje preferem escutar os irmão profetizarem que ler a própria Bíblia. Alguns sentem mais prazer em um irmão chegar até ele dizendo "Deus te mandou dizer isso" do que ler a Bíblia e entender plenamente os planos de Deus. Cuidado com o que as pessoas afirmam ser a Palavra de Deus. Pode ser, mas também pode não ser. Trocar a Bíblia por aquilo que as pessoas dizem é trocar o certo pelo duvidoso. Não afirmo que hoje não existam profetas, o que digo é que, segundo a própria Bíblia, não é raro de se encontrar falsos profetas. Ratifico para vocês, meus caros leitores. A Bíblia é a Palavra de Deus!

Assim que se realmente querem escutar a voz do Senhor, pegue a sua Bíblia e comece a examiná-la, palavra por palavra. Em Hebreus 4:12 vemos que "a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração". Esta palavra é viva, você pode lê-la mil vezes, e mil vezes irá aprender algo novo, porém se você não a lê, não irá aprender, nem tampouco escutar a voz de Deus. Se queres realmente que Deus fale contigo, leia a Bíblia.

"Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."    2Timóteo 3:16-17


Autor: Bruno Rander da Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário