Somos Atalaias!!!



O Capítulo 3 do livro de Ezequiel, nas Sagradas Escrituras, nos mostra dois momentos da história do profeta. O primeiro onde ele recebe de Deus a função de falar ao povo tudo conforme Deus lhe disser (Ezequiel 3: 4-15), e o segundo consiste na responsabilidade que o profeta tem na vida dessas pessoas, caso se recuse a cumprir com o seu dever divino(Ezequiel 3:16-27).

Assim que Deus falou diretamente com Ezequiel e deixou claro que este deveria desempenhar o papel de boca de Deus, falando ao povo tudo o que o Rei dos reis tinha para falar. Contudo por sete dias o profeta ficou atônito, e nada disse ( Ezequiel 3:15) . Então, por causa do seu silêncio, o Todo Poderoso disse:

"Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da sua mão requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma." (Ezequiel 3:17-19)

Esclarecendo a passagem bíblica, o que Deus disse para Ezequiel é que ele não é responsável pela salvação das pessoas, pois quem salva é Jesus Cristo, mas caso fique em silêncio e com medo de falar das coisas de Deus, tal como para a nossa surpresa acontecia naquele momento, ele seria culpado da morte daqueles que por sua causa não escutaram tais palavras.

Assim como o profeta nós temos esta obrigação, Jesus Cristo nos deixou a missão de pregar o Evangelho, como bem diz em Mateus 28:19-20, e se nos recusamos em fazê-lo imitando o comportamento de Ezequiel naqueles 7 dias em que teve medo, nos tornamos responsáveis por aquelas pessoas que não escutaram o que Deus tinha para lhes dizer. Ou seja,  não cumprir com a Santa Missão que o Filho de Deus nos deixou nos transforma em verdadeiros Jonas, presos na barriga de um grande peixe, responsáveis diretamente pela condenção daquela pessoa. Porém se pregamos o evangelho que traz Salvação, já não temos essa culpa nas nossas cabeças, pois cumprimos com o mandamento de Cristo.

Portanto devemos sempre pregar o Evangelho, fazendo assim a vontade de Cristo, anunciando as boas novas de Salvação e também tirando de nós toda culpa. Ezequiel falou o que Deus lhe havia ordenado falar, mas lembre-se que até este grande profeta teve medo, e por 7 dias ficou em silêncio. Assim como Ezequiel entenda que você é diretamente responsável pela condenação daqueles que deviam escutar de Deus por seu intermédio mas não escutaram, porque você não cumpriu com a ordenança de Jesus Cristo.

"Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!"  Isaías 52:7


Autor: Bruno Rander da Silva Oliveira

2 comentários:

  1. DIOS BENDIGA TU VIDA BRUNO, Y LA DE TU FAMILIA TAMBIEN, SALUDOS A UNA FAMILIA VERDADERAMENTE DE DIOS. Y SI SIEMPRE DEBEMOS PREDICAR LAS BUENAS NUEVAS TAL Y COMO NOS LO PIDIO NUESTRO SEÑOR JESUCRISTO. Y ESO ES LO QUE HACEN USTEDES COMO FAMILIA. GRACIAS POR TRAER BUENAS NUEVAS A MI FAMILIA.

    FREDY CAMPO Y FAMILIA.

    ResponderExcluir
  2. Gracias Hermano Fred, Dios le bendiga mucho y a su familia también.

    ResponderExcluir