Esforço e Dedicação



Meus queridos e amados leitores do Espaço Gospel. A mensagem que deixo para vocês é a seguinte:
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." Eclesiastes 9:10

Alguns podem pensar que isso é uma heresia, um louco o disse. Prestem atenção no livro, pois quem disse foi o rei Salomão, famoso por sua sabedoria. 

Aquilo que deve ser destacado neste versículo é o fato que devemos trabalhar, e tudo o que estiver ao nosso alcance devemos fazê-lo com dedicação, dando o nosso melhor, esperando que depois da morte teremos férias eternas. Essa ideia agrada verdade? Imagine passar toda uma eternidade descansando!

Portanto, no seu trabalho, com a sua família, com a igreja, dedica-se ao máximo, descanse somente quando realmente necessite descansar, porque o que vem depois é tempo de sobra para tal. Devemos ter isso claro, as nossas férias reais vêm na eternidade, e que férias! Portanto seja o melhor pai, mãe, empregado, chefe, membro da igreja, faça tudo com muita dedicação e esforço, ainda mais quando seja para Deus. Para Ele sempre deverá ser do bom e do melhor! 

Se a igreja necessita de alguém desempenhando determinada função, esteja pronto para trabalhar. Não pense que estará perdendo um sagrado tempo de descanso, sagrado é o tempo dedicado à Deus. Esforça-te sempre para ser o melhor, e fazer tudo da melhor forma que você possa fazê-lo, deixe o verdadeiro descanso para depois, este é um princípio bíblico.

Não estou afirmando que devemos deixar de descansar. Temos que ter um tempo para recuperar nossas energias, afinal somos mortais e é uma necessidade humana descansar. Deus descansou depois de criar o mundo, mas somente descansou quando viu que tudo era bom. Que não seja em demasia, pois depois haverá tempo mais que suficiente para fazê-lo. Descanse, mas jamais deixe de trabalhar com muito esforço e dedicação, principalmente para a obra de Deus.

Deus os abençoe.

Autor: Bruno Rander da Silva Oliveira

Somos Filhos de Deus


Queridos e amados leitores do Espaço Gospel, ontem, precisamente às 8:30, foi o lançamento do mais novo vídeo produzido pelo Espaço Gospel a serviço primeiramente de Deus, e também da Igreja Batista Getsêmani Missão Belvedere. 

Um Lindo trabalho realizado com a nossa tão amada mocidade, ao mesmo tempo evangelístico e convidativo. Espero que vocês gostem!

Que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre com todos vocês, meus queridos leitores!


...


Este vídeo foi lançado inicialmente pelo blog missaobelvedere.blogspot.com

"Fala, Senhor, que teu servo ouve"


Amados leitores do Espaço Gospel, que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja abundante sobre vossa vida!

1Samuel 3: 15- 21 narra o momento em que Deus falou pela primeira vez com Samuel, sendo este ainda inexperiente não soube reconhecer a voz do Senhor, pensando que era Eli quem o chamava. Porém, quando Deus chamou pela terceira vez a Samuel, e este novamente foi até Eli pensando que este era quem falava, o sacerdote entendeu que Jeová queria falar com o jovem, então lhe disse que respondesse assim: "Fala, Senhor, porque o teu servo ouve". Só então, quando Eli explicou para o jovem Samuel como escutar a Deus, foi que este escutou a Sua voz e entendeu os planos que Deus tinha preparado.

A fim de obter uma maior claridade sobre essa história eu recomendo que a leia diretamente na Bíblia, pois acima está um ínfimo resumo do fato. A referência é 1Samuel 3: 15-21. 

Esta narração bíblica é muito importante para nos fazer refletir sobre o falar de Deus. Assim como Samuel, é comum as pessoas hoje buscarem a voz de Deus em outros lugares, pensarem que Eli é quem está conversando com eles. Não poucas vezes vi pessoas visitarem um culto, ou uma igreja, alegando simplesmente que "lá Deus vai falar comigo". Assim, os Elis de hoje são pastores renomados, igrejas cheias do fogo de Deus, profetas aqui e ali, e assim as pessoas vão até eles buscando a voz de Deus. 

Lembro a vocês, meus queridos leitores, que Eli não tinha o recado que Deus queria dar a Samuel, ele simplesmente ensinou ao jovem a como escutar a voz de Deus. Quando o Todo Poderoso quer falar diretamente, Ele não precisa de terceiros, simplesmente o faz. Assim que não há a necessidade de sair buscando a voz de Deus, no seu quarto você pode tê-la através de uma simples frase: "Fala, Senhor, que teu servo ouve". Não precisa gastar dinheiro com táxi, gasolina, ou ônibus para ir a um lugar longe, só para escutar a voz de Deus. Ele está em todos os lugares, é onipresente, e com uma simples oração você pode encontrá-Lo.

Por favor não criem heresias com esta mensagem, isso não justifica o fato de haver "cristãos" que realizam seu culto doméstico e por isso não vão a igreja. Em Hebreus 10:25 diz: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima". Sempre devemos ir para a igreja e juntamente com os nossos irmãos estar congregados em pleno louvor e adoração ao nosso Deus. É mandamento bíblico, devemos nos congregar. Tampouco não é permitido visitar outra igreja, ou ir a um evento onde determinado pastor irá pregar, nada disso. O que não pode é sair buscando a voz de Deus como se Ele estivesse em um lugar e em outro não. Se és membro de alguma igreja, nela você deve trabalhar, ajudar, contribuir, dizimar, respeitar, ser uma verdadeira ovelha, e lá onde você está Deus falará contigo. 

Samuel não precisou mudar de cidade para escutar a voz de Deus, nem ir a um determinado templo. Ali onde ele estava Deus falou com ele, no seu quarto. Samuel ainda tentou buscar a voz de Deus através de Eli, mas não era assim, o profeta bem lhe explicou, basta dizer "Fala, Senhor, que teu servo ouve". E somente quando o jovem disse isso Deus lhe revelou seus planos.

Ao falar isso Samuel se colocou a disposição para escutar Deus. Muitas vezes o Senhor nos quer falar, mas não lhe damos o momento, nem nos colocamos a disposição para tal. Quando oramos, falamos, falamos, e falamos mais, mas não guardamos um momento para Deus, para escutar a Sua doce voz. Necessitamos nos colocar como verdadeiros servos, e tratar-Lo como Senhor, como um rei, e dizer-Lhe com muita humildade e reconhecendo Sua Soberania: "Fala, Senhor, que teu servo ouve".

O principal meio para escutar e entender a voz do Rei dos reis é a Bíblia. Como já se sabe, ela é a Palavra de Deus. Entendamos bem este verbo "é". Na Bíblia não simplesmente contêm a Palavra de Deus, ela mesma é a Palavra de Deus em toda a sua plenitude. Tudo o que nela está escrito veio diretamente da boca de Deus! Assim que devemos dar um valor maior à Bíblia. Se realmente entendêssemos que ela é a voz do próprio Deus Onipotente passaríamos dias e dias lendo-a, literalmente comendo cada letra que nela está escrita. Mas normalmente não é assim. Lemos às vezes por mera obrigação, sem buscar a completa compreensão do texto Sagrado. Estudar a Bíblia com dedicação, concentração, humildade, vontade é o mesmo que dizer a Deus:"Fala, Senhor, que teu servo ouve". 

É impressionante como alguns membros das igrejas hoje preferem escutar os irmão profetizarem que ler a própria Bíblia. Alguns sentem mais prazer em um irmão chegar até ele dizendo "Deus te mandou dizer isso" do que ler a Bíblia e entender plenamente os planos de Deus. Cuidado com o que as pessoas afirmam ser a Palavra de Deus. Pode ser, mas também pode não ser. Trocar a Bíblia por aquilo que as pessoas dizem é trocar o certo pelo duvidoso. Não afirmo que hoje não existam profetas, o que digo é que, segundo a própria Bíblia, não é raro de se encontrar falsos profetas. Ratifico para vocês, meus caros leitores. A Bíblia é a Palavra de Deus!

Assim que se realmente querem escutar a voz do Senhor, pegue a sua Bíblia e comece a examiná-la, palavra por palavra. Em Hebreus 4:12 vemos que "a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração". Esta palavra é viva, você pode lê-la mil vezes, e mil vezes irá aprender algo novo, porém se você não a lê, não irá aprender, nem tampouco escutar a voz de Deus. Se queres realmente que Deus fale contigo, leia a Bíblia.

"Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."    2Timóteo 3:16-17


Autor: Bruno Rander da Silva Oliveira

Unidade



Queridos e amados leitores do Espaço Gospel. Paz seja convosco!

Hoje quero falar sobre a história de Caim e Abel com um novo prisma. Falar da unidade! Esta história está narrada no capítulo 4 de Gênesis, dos versículos 1 ao 16.

Bem se sabe a história desses dois irmãos: Caim o mais velho, lavrador, fez uma oferta a Deus, porém o Senhor preferiu a oferta de Abel, que foi as primícias do seu rebanho, pois este era pastor. O resultado foi que Caim, movido pela inveja, matou a Abel, sendo este o primeiro homicídio da história da humanidade.

Hoje nas igrejas, por causa da falta de unidade, acontece a mesma coisa. Não a ponto de matar a um irmão tal como Caim matou a Abel, mas a ponto de querer destruir o seu ministério. O que aconteceu no relato foi que a oferta de ambos foi individual e independente entre si, o que gerou de uma certa forma a competitividade, natural do ser humano. Contudo eles poderiam ter se juntado, e feito uma oferta conjunta, com o único objetivo de agradar a Deus.

Caim matou a Abel porque seu objetivo não era agradar a Deus, pois se agradar fosse sua meta estaria feliz, já que Deus tinha-se agradado, não dele e sim do seu irmão, mas estava grato. Ou seja, se Caim realmente quisesse a felicidade de Deus, não importaria se fosse ele ou o seu irmão a causar esta felicidade, só lhe importaria o fato do Rei dos Reis estar feliz. Mas a finalidade da oferta não era aquela, senão ser melhor que seu irmão.

Em algumas igrejas, atualmente, também ocorre isso. Os diferentes ministérios (mocidade, senhoras, louvor, etc), os diferentes irmãos, ou até mesmo os grupinhos, disputam entre si. Existe uma competitividade pelo culto mais abençoado, pela organização melhor elaborada, pela oração de mais poder, entre outros conflitos. No louvor, em algumas igrejas, existem aqueles que querem aparecer, ter a melhor voz, ser o melhor músico, sendo que não muitos querem de fato ser levitas. 

Por causa disso, em algumas igrejas, reina a inveja, a discórdia, o conflito, a falta de perdão. O nosso objetivo deve ser sempre buscar a Deus, entronizá-Lo, adorá-Lo, amá-Lo. Um objetivo comum gera a unidade, pois se todos buscamos o mesmo fim, não importa quem conseguiu, o que importa é que este fim foi alcançado. Se uma igreja faz um projeto para salvar almas para Deus, não importa quem levou mais visitantes, ou quem pregou mais, senão que cada alma liberta é uma conquista de toda a igreja, e não de um ministério, ou irmão, ou grupinho. 

Os Cains das igrejas hoje não podem ver a vitória do irmão e já querem afundar seu ministério, disso surgem fofocas, discórdias, inclusive armadilhas. Nós, o povo de Deus, necessitamos entender que a vitória do irmão é também a nossa, assim como a nossa também é do irmão. Caim poderia muito bem ter ficado feliz porque Deus estava feliz, independentemente de ter sido a oferta de Abel, mas não, preferiu afundar o ministério de seu irmão a ponto de matá-lo. Meus queridos, não sigamos o exemplo de Caim, sejamos um no Senhor, a conquista de Abel é a nossa conquista, se Deus se agradou do outro, devemos estar felizes, pois Deus tem se agradado. Somos um corpo, com o mesmo objetivo, fazer a vontade de Deus.

"Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores."  Tiago 5:13

Autor: Bruno Rander da Silva Oliveira

Dia Internacional da Mulher!



Espaço Gospel tem a honra de homenajear às mulheres do mundo, verdadeiros presentes de Deus para nós! Deus abençoe vocês!

Vencendo às tentações como Jesus venceu 4/4



Amados e queridos leitores do Espaço Gospel, Deus abençoe vocês. Depois de muito tempo termino este estudo, o qual fala de quatro tentações, porém isso não implica dizer que só tenha existido quatro tentações na vida de Jesus Cristo, isso só quer dizer que neste estudo foram estudadas estas quatro.

No evangelho segundo Mateus, capítulo 26 e versículos 36 à 46 lemos uma narração no mínimo comovente. Como já foi dito na primeira mensagem deste estudo, Jesus Cristo tinha duas naturezas: a carnal e a espiritual. Por isso, neste momento, Ele tinha a capacidade de conhecer o futuro e saber com precisão tudo o que deveria enfrentar e, de igual forma, a capacidade de sofrer por isso. Uma característica normal da natureza humana. Vejamos com um exemplo, antes de uma entrevista de emprego, antes de uma prova, antes de um teste para obter a habilitação de motorista, a pessoa sofre por antecedência. Não por conhecer exatamente o que vai ocorrer, se não porque imagina o que vai ocorrer e por isso sofre. Porém, Jesus Cristo já conhecia detalhadamente tudo o que ia passar, todo o sofrimento, as dores, a humilhação, e tudo isso por mim e por você, e por isso se angustiou, e orou como era de costume, e por um momento a sua natureza carnal não quis passar por tudo isso.

Eis aqui a última tentação, dissertada no presente estudo, de Jesus Cristo. Por um momento a sua natureza humana ponderou se valia a pena sofrer e morrer por aqueles que o estavam traindo, julgando, negando sua divindade. Naquele momento a sua carne gritava "Por que morrer por aqueles que te desprezam?"; "Por que salvar a vida daqueles que não te aceitam?"; "Você fez mais coisas boas do que muita gente, não precisa passar por mais isso". São ponderações que toda carne faz, e a natureza carnal do Filho de Deus também fazia.

Antes de fazer algo para Deus que demande tempo, é normal a carne dizer "Vale a pena gastar todo este tempo fazendo isso?"; "Você poderia fazer algo mais divertido com este tempo". Antes de gastar algum dinheiro na obra de Deus é normal escutar a carne dizer " Imagine quanta coisa você pode fazer com este dinheiro"; "Por que gastar nisso?". Como vencer às argumentações da carne? Como calar as suas inevitáveis ponderações? Jesus Cristo nos ensina.

No meio deste tormento, a carne lançando-lhe palavras desencorajadoras, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo foi orar. E Ele não foi orar reclamando com Deus, indagando o porquê dEle fazer aquilo por quem não merece, perguntado para que salvar vidas que muitas vezes nem querem ser salvas. Não! Ele simplesmente se humilhou, e foi totalmente sincero com Deus dizendo, por três vezes: "Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres". Quando estivermos na mesma situação de Jesus Cristo, com a carne nos fazendo fraquejar, devemos orar, e humildemente pedir a vontade de Deus nas nossas vidas, e cumpri-la, assim como Ele cumpriu e passou por tudo o que tinha que passar. Assim vencemos a este tipo de tentações, orando e fazendo a vontade de Deus.

Ao analisar-se a oração de Jesus Cristo, e comparar-la às orações atuais, vemos uma discrepância. É engraçado, porque Jesus Cristo, como integrante da Santa Trindade, tratou Deus como um Pai, e humildemente disse que SE POSSÍVEL fizesse o que Ele estava pedindo. Contudo, depois disso, pediu a vontade do Pai. Hoje, é comum ver nas igrejas pessoas mandando em Deus. "Faça isso!", "Faça aquilo!", e pensam que por usar o nome de Jesus Cristo está desculpado. "Em nome de Jesus Cristo EU determino paz sobre a sua vida". Eu prefiro usar a célebre frase de Jesus Cristo para esta mesma situação: "Paz seja convosco". É mais elegante e menos autoritário. A autoridade que Jesus Cristo nos deu foi contra serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo (Lucas 10:19). Porém, existem aqueles que não entendem isso e pensam que tem autoridade contra pastor, contra o vizinho, contra o irmão, inclusive contra o próprio Deus. Porque para mim mandar em Deus é desafiar sua autoridade mesma. Alguns pensam que pelo fato de uma determinada pessoa ser usada pelo inimigo tem autoridade contra esta pessoa. Não, você tem autoridade contra o inimigo, lembra-se que nossa luta não é contra a carne ou sangue (Efésios 6:12). Nosso poder não é contra o próximo, devemos simplesmente amar-lo, este é o mandamento de Jesus. Ademais, devemos estar submetidos à vontade de Deus. 

Existe uma luta constante entre carne e espírito (Gálatas 5:17), e esta luta o próprio Jesus Cristo enfrentou. Por um momento sua carne clamava para que não cumprisse sua MISSÃO, porém Seu espírito orou, e fez a vontade de Deus. Assim devemos fazer também, orar e fazer a vontade de Deus, e não mandar que Ele faça a nossa vontade, ou mesmo fazer-la sem ser esta a Sua Vontade. Muitos ficam na oração, mas no momento de fazer a vontade do Pai vacilam, e caem. Devemos orar, e fazer conforme nos manda Deus, conforme a Missão que Ele mesmo nos enviou, sendo que, a principal consiste em ir, e fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:19). Orando e fazendo a vontade do Pai, Jesus Cristo venceu a tentação e cumpriu sua Missão. Orando e fazendo a vontade do Pai também podemos fazer o mesmo.

Deus abençoe todos vocês.

...

Abaixo estão os links das mensagens anteriores:

Vencendo às tentações como Jesus venceu parte1 - parte2 - parte3

...

Autor: Bruno Rander da Silva Oliveira

Chamada dos Jovens da Getsêmani Belvedere



Eis aqui um vídeo que eu preparei juntamente com os amados irmãos da Igreja Batista Getsêmani Missão Belvedere. Espero que vocês gostem. É uma chamada para o culto da mocidade que realizamos todos os sábados.

Deus abençoe vocês!